Dica de leitura: Persépolis

Hey ho!

Fiquei maluco quando descobri na biblioteca da faculdade uma HQ da qual já tinha ouvido falar bastante, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler: se chama Persépolis, da iraniana Marjane Satrapi. Lançada aqui no Brasil em forma de livro pelo selo Quadrinhos na Cia., da editora Companhia das Letras, Persépolis conta a história de sua autora desde a infância até o final da adolescência, no período durante e depois da Revolução Islâmica no Irã (1979). Essa graphic novel, que fez um enorme sucesso na França na última década, ficou mais conhecida no resto do mundo após a adaptação pro cinema, de 2007, que foi indicada ao Oscar de Melhor Filme de Animação.

Com uma história super envolvente, Persépolis começa apresentando a sonhadora Marji e sua criação com pais liberais, dentro de uma sociedade que caminha para o extremismo. Quando a revolução estoura, novos costumes são impostos, e qualquer questionamento é visto como perigoso pelas autoridades. Conforme Marjane cresce e foge para a Europa em busca de uma vida melhor, é impossível não sentir o vazio que a personagem tem que encarar por estar longe da família e dos amigos, conhecendo as primeiras experiências da vida adolescente em uma cultura completamente diferente da que conhecia.

Podemos não conhecer a realidade da guerra, nem o que é viver sem as condições mínimas de sobreviver, mas as dúvidas e descaminhos que a protagonista percorrem acabam fazendo a gente se identificar com ela. Leitura bastante recomendada pra quem tem cabeça aberta pra conhecer uma nova cultura, ou quer conhecer uma brava história de sobrevivência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s