Ajudando o próximo: Folding@home

Hey, galera! A dica hoje é pra quem quer ajudar o próximo sem sair de casa e sem fazer esforço. Será possível?

Ouvindo um dos meus podcasts favoritos, o do Tecnoblog, conheci um projeto muito interessante liderado pela Universidade de Stanford chamado Folding@home. Através dele você pode fazer algo bastante útil enquanto está na frente do pc, seja enquanto navega no 9Gag ou faz seus trabalhos da faculdade😛

É o seguinte: o projeto usa o processamento ocioso de computadores conectados à Internet no mundo todo pra estudar o funcionamento de inúmeras proteínas (o nome dessa forma de usar computadores é computação distribuída). Seu PC ajuda nas simulações de “enrolamentos de proteínas” (não vou explicar o que é isso, porque a ideia é divulgar a ideia, não dar aula de biologia!), e assim ajuda nas pesquisas no combate a doenças como o câncer, o Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Pra ajudar, basta instalar o programa, que fica rodando em background no seu computador enquanto você faz suas tarefas cotidianas.

Usando a tecnologia você pode fazer sua boa ação do dia, junto com milhares de outras pessoas! Pra começar, baixe e instale o programa disponível na home do projeto. Na instalação, escolha um nome de usuário e senha (passkey). O espaço de ID do time é para contabilizar os “pontos” de grupos de usuários. Se quiser me dar uma mão, o número do grupo da minha faculdade é 223146. Pronto! A partir de agora, seu computador está ajudando cientistas a entender e encontrar tratamentos para doenças como as que citei acima. Não se preocupe – o programa roda em baixa prioridade e não vai afetar o desempenho do seu computador. Se você usa notebook/netbook, pode haver maior aquecimento e consumo de bateria.

Qualquer dúvida, pode deixar uma pergunta aqui nos comentários. Mais informações nesse post do Tecnoblog e no FAQ do projeto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s